Reunião de Câmara. Aposta na Educação na ordem do dia.
Decorreu na passada segunda-feira, dia 19 de agosto, a habitual reunião pública do Executivo da Câmara Municipal da Maia. O Jornal da Maia, no interesse público, já pediu acesso à resenha de todas as reuniões de Câmara, mas até agora o pedido não foi satisfeito, pelo que apenas podemos dar conta da nota de imprensa que nos foi enviada.
Assim, tomamos conhecimento que a Câmara Municipal da Maia, aprovou o apoio para a construção da Creche de Vila Nova da Telha, que «será gerida pela Santa Casa da Misericórdia da Maia» num investimento que segundo dizem juntar-se-á «ao apoio às creches de Folgosa, Águas Santas e Gemunde e resultará na criação de mais de 200 novas vagas no concelho, até 2025».
Segundo a autarquia «este investimento reflete não somente o compromisso do Executivo Municipal na ampliação da oferta educativa para a primeira infância, mas também a preocupação com a inversão da pirâmide demográfica, promovendo uma ampliação do número de vagas e contribuindo para um acesso universal ao direito à educação» escrevem.
Outra medida aprovada por unanimidade, de Educação, mas esta de carácter Social, foi o «alargamento do Escalão C aos alunos do ensino básico e secundário que enfrentam dificuldades financeiras. Destinada aos alunos com posição equivalente ao Escalão 3 do abono de família, esta decisão permitirá uma redução no custo das refeições escolares, na componente de acolhimento e prolongamento de horário e na aquisição de material escolar», justificaram.
No conjunto de medidas de índole Social levadas a reunião de Câmara, referem que «o Município investirá perto de dois milhões de euros, sendo de destacar a aprovação do Cabaz de Natal 2024 e, ainda, o apoio à construção de um lar residencial para a instalação de um Centro Integrado de Bem-Estar e Saúde, da responsabilidade da ASMAN, vocacionado para idosos com demência». O Executivo Municipal aprovou, ainda, por unanimidade «um voto de louvor a atribuir aos três atletas com ligações ao Município, que participaram nos Jogos Olímpicos de Paris – Filipa Martins, Nuno Borges e Susana Godinho», terminaram.