Rolha a Rolha já recolheu 491 kg de rolhas de cortiça, este ano
O projeto “Rolha a Rolha semeie a recolha”, desenvolvido pela Quercus, a LIPOR e os seus municípios associados, continua a incentivar a reciclagem das rolhas de cortiça.
Segundo comunicado da Lipor, no primeiro semestre de 2023 “iniciamos a sensibilização, em parceria com a Quercus. Juntaram-se ao projeto, os municípios da Maia, Vila do Conde, Matosinhos, Porto e Póvoa de Varzim. Esta sensibilização já nos permitiu angariar 296 estabelecimentos».
Restaurantes, hotéis, cafés e padarias dos vários concelhos têm dado “um importante contributo” para o projeto Rolha a Rolha Semeie a Recolha, entregando, no total, 491 kg de rolhas de cortiça para reciclagem, durante o primeiro semestre de 2023.
Perspetiva-se plantar um total de 1 950 árvores, respeitantes ao primeiro semestre da recolha. Segundo a Lipor, as plantações destas árvores autóctones possibilitam que 12 133 pessoas respirem o dia inteiro, já que armazena quatro toneladas de carbono, representando, em termos práticos, cerca de 26 milhas de viagem de um voo comercial, ou até ao arrefecimento de cinco aparelhos de ar condicionado durante 1 625 dias.
Rolha a rolha, semeie a recolha:
O projeto foi criado com o objetivo de incentivar a reciclagem da cortiça e contribuir para a reflorestação em Portugal. Assim, as entidades responsáveis desenvolveram um canal de recolha porta-a- porta nos clientes não residenciais (restaurantes, cafés, cantinas, etc.) nos municípios aderentes.
Rolhas que pode entregar para reciclagem:
Todo o tipo de rolhas de cortiça (naturais, micro-granuladas, champanhe e capsuladas). Por outro lado, devem evitar a entrega de rolhas sintéticas que imitam a cortiça embora, em muitos casos, seja difícil diferenciar.
No total já foram recolhidas 111.185.444 rolhas e plantadas 1.443.405 árvores.