S. Pedro Fins conquista Troféu Português do Voluntariado, na categoria sénior
A freguesia de S. Pedro Fins foi novamente destacada ao nível das boas práticas.
O “Troféu Português do Voluntariado” procura reconhecer e celebrar projetos e programas que transformam vidas e comunidades.
Com cinco categorias: Jovem, Excelência, Inovação, Sénior e Revelação, e apenas cinco Troféus ao nível nacional, S. Pedro Fins trouxe consigo o Troféu Português de Voluntariado, na categoria Sénior.
«Vivemos numa altura em que a Esperança Média de Vida atingiu valores surpreendentes, facto que exige que se repense na configuração dos modelos de envelhecimento, verdadeiramente ativo e positivo, incluindo-se, especificamente, o Voluntariado, para e com a população sénior» explicou a presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins, Raquel Azevedo Freitas.
Assim «o Voluntariado constitui-se como uma ação privilegiada, que potencia a sua inclusão social, bem-estar físico e psicológico, sendo estruturante ao nível do próprio autoconceito, claramente reforçado pelo sentimento de pertença com objetivos claros traçados e com a definição de projetos de vida» acrescentou a presidente.
Foi com base nestes prossupostos que, em 2013, a freguesia de S. Pedro Fins lançou o seu projeto Grupo JuntAmigo, que perdura, e de ano para ano é reforçado.
Raquel Freitas acredita que «o voluntariado não é psicoterapia, mas tem efeitos psicoterapeutas, sendo fundamental ao nível da proteção e Saúde Mental, bem como nas problemáticas, cada vez mais iminentes de Emergência Social» e sublinha «a experiência não é o que acontece com o ser humano, mas é o que o que o ser humano faz com aquilo que lhe acontece».