S. Pedro Fins distinguida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

S. Pedro Fins distinguida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Junta de Freguesia de S. Pedro Fins, no concelho da Maia, destacou-se pelo compromisso com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido.

No dia 14 de abril, o executivo da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins deslocou-se à Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, para receber o Prémio de “Comunidade Pro-envelhecimento“, tendo em conta todo o seu trabalho e promoção do envelhecimento positivo, saúde e bem-estar dos seus seniores.

Esta Junta de Freguesia é distinguida e reconhecida pelos programas que acolhe e pelos projetos de investigação e desenvolvimento que estimula, tendo como principal instituição parceira a Universidade da Maia.

No total foram atribuídos, pela Ordem dos Psicólogos, 72 selos com o objetivo de “reconhecer as boas práticas e proporcionar momentos de reflexão, assim como disseminar as boas práticas para que, noutros locais, outros as possam aproveitar e desenvolver” refere o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses Francisco Miranda Rodrigues.

Empenhados na missão de construção entre a academia e a autarquia local, foram apresentados no dia um de abril, os projetos de investigação-ação, oriundos da Unidade Curricular de Intervenção Neuropsicológica e Psicogerontologia, do Mestrado de Psicologia Clínica e da Saúde, da Universidade da Maia.

A capacitação dos cuidadores formais, o autocuidado dos cuidadores informais, a preparação da transição para a reforma e o desenvolvimento de competências socioemocionais estão no epicentro dos objetivos destas ações, com forte impacto na promoção no bem-estar e na saúde mental da Comunidade.

O título alcançado é referente ao que foi feito e está projetado para o biénio 2022-2024.

A presidente da Junta de Freguesia de São Pedro Fins, Raquel Azevedo Freitas, refere que «os projetos de investigação fazem sentido se tiverem aplicabilidade e verdadeiro impacto na vida das pessoas» aditando que «se submete a estes processos de avaliação, validando e confirmando que seguimos o caminho certo».

A presidente não esconde o orgulho, neste que é já o segundo reconhecimento este ano civil. Recordamos que no passado mês de março a Junta de Freguesia foi uma das 42 autarquias reconhecidas e distinguidas, de norte a sul do país, integrando a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).

Compartilhar este post