S. Pedro Fins recebe selo de mérito do Movimento “Cuidar dos Cuidadores Informais”
A freguesia de S. Pedro Fins, no concelho da Maia, acabou de ser reconhecida pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.
O reconhecimento surge após a candidatura da autarquia à segunda edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), um projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck, que tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.
O programa reconhece o apoio que se faculta a necessidades que, de acordo com o inquérito feito pelo Movimento, vão desde a falta de apoio emocional/psicológico (64,6%), apoios relacionados com Estado (59,1%), apoios financeiros (51,8%), até à necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de prestação de cuidados (41,2%).
Em 2021, o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais já tinha desenvolvido a mesma iniciativa, recebendo 50 candidaturas, das quais 24 foram reconhecidas com o selo RACCI, uma vez que se destacaram pelo cumprimento dos critérios definidos. Nesta segunda edição foi reconhecido o mérito de 42 autarquias. Assim, S. Pedro Fins recebe o Selo de Mérito, distinguindo-se de entre vários municípios e freguesias de norte a sul do país e ilhas. Segundo Raquel Azevedo Freitas, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins «tudo isto resulta de um contínuo e diário trabalho, cuidando de todos os que cuidam».