Santo António da Guarda regressa com atuação de Augusto Canário
Festa volta este fim de semana com atuações de Augusto Canário & Amigos e do conjunto Toka & Dança.
Passados cerca de 20 anos, a Festa de Santo António da Guarda está de regresso com a vertente religiosa e com a vertente de arraial popular.
A Paróquia do Divino Salvador de Moreira, através da Comissão de Festas de Santo António da Guarda organiza de 11 a 18 de junho, várias atividades para a população, entre as quais concertos, exposições, atuações, missa e procissão solene.
As celebrações já se iniciaram ontem com a realização de uma caminhada de angariação de fundos, coorganizada com o G. D. Leões da Guarda e patrocinada pela LIPOR. No mesmo dia celebrou-se os 63 anos da coletividade sediada em Moreira, com a presença de Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia; Carlos Moreira, presidente da Junta de Freguesia de Moreira e alguns elementos dos respetivos executivos.
Sobre:
A Comissão de Festas de Santo António da Guarda de 2023 é nova e jovem e para além da organização da festa, depois de quase 20 anos só com a vertente religiosa, já promoveu a colocação de uma nova porta na capela e a pintura interior e exterior da mesma. Começou a trabalhar em janeiro de 2023, há menos de 6 meses.
A Festa de Santo António realiza-se no lugar da Guarda, no largo adjacente à capela de Santo António, no dia 13 de junho e no fim de semana subsequente.
Nos últimos 20 anos, a festa realizou-se, essencialmente, na sua dimensão estritamente religiosa e, com a pandemia de COVID-19, até essa dimensão foi posta em causa. É uma tradição do lugar da Guarda e da freguesia de Moreira, que passou por momentos de menor fulgor.
«É neste contexto, que um grupo de jovens de Moreira e de Vila Nova da Telha, com a ajuda de pessoas de gerações mais velhas, e que recordam, com saudade, as festividades de outros tempos, se propõe revitalizar a festa, fazendo-a voltar, na sua vertente religiosa e de arraial popular» refere a organização.