Secretária de Estado visitou distribuidora farmacêutica na Maia
A convite da Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) a Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou, no dia 31 de março, as instalações da distribuidora farmacêutica OCP Portugal, na Maia.

A comitiva foi recebida por Nuno Flora, presidente executivo da ADIFA, e por Rui Carrington, CEO da OCP Portugal e membro da Direção da ADIFA, associação que tem dinamizado encontros estratégicos com entidades e parceiros do setor com o objetivo de apresentar os desafios e oportunidades que marcam a distribuição farmacêutica em Portugal.
«O que pretendíamos com esta visita era que os poderes que regulam e governam o nosso setor tivessem maior conhecimento da nossa atividade e, do que fazemos, como fazemos, porque fazemos e com que motivação fazemos» explicou Rui Carrington, sublinhando que este objetivo foi cumprido «a secretária de estado ficou a conhecer muito melhor o que é a distribuição, que é muitas vezes o parente pobre ou o filho esquecido, a mensagem vai passando e é isto que nós pretendemos, divulgar a nossa atividade que não tem visibilidade, mas que é fundamental».
Durante a visita, Ana Povo teve oportunidade de conhecer em detalhe o funcionamento da infraestrutura logística da OCP Portugal, que processa diariamente milhares de linhas de encomendas, garantindo o fornecimento de medicamentos a nível nacional. Testemunhou ainda o rigor e a inovação dos processos implementados, essenciais para assegurar o acesso equitativo, expedito e seguro aos medicamentos pela população.


«Foi uma visita muito importante, onde pude ver o trabalho que, muitas vezes, de forma anónima, de forma não visível, mas que é essencial para conseguirmos levar medicamentos, dispositivos médicos, cosméticos, entre outros, aos nossos cidadãos, através da rede de farmácia», disse em declarações exclusivas ao Maia Hoje.
A visita teve lugar após a recente publicação do Decreto-Lei n.º 22/2025, de 19 de março, que estabelece o quadro jurídico para a identificação, designação e reforço da resiliência das entidades críticas, no qual a distribuição farmacêutica é reconhecida como serviço essencial. Para a ADIFA, este diploma constitui um avanço importante ao reconhecer claramente os distribuidores farmacêuticos como prestadores de um serviço indispensável à manutenção das funções societais e atividades económicas vitais mesmo em cenários de crise como catástrofes naturais ou emergências de saúde pública.
A OCP Portugal é um dos seis associados da ADIFA e um dos principais distribuidores farmacêuticos de serviço completo no país. Com presença no mercado desde 1946, a empresa está sediada na Maia e conta com aproximadamente 460 profissionais e seis centros de distribuição localizados na Maia, Vila Real, Viseu, Torres Novas, Alverca e Messines.
