Silva Escura e Castêlo da Maia inauguraram parques caninos
A Câmara Municipal da Maia inaugurou esta manhã dois novos parques caninos no concelho, que resultam «da nossa promessa eleitoral (…) aquilo que sempre dissemos é que íamos dotar o concelho de espaços/equipamentos adaptados a quem tem os seus animais» começa por explicar Marta Peneda, vereadora do ambiente da Câmara Municipal da Maia.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, destaca a importância de oferecer aos munícipes «espaços mais agradáveis e funcionais, reforçando o estatuto da Maia como um concelho de excelência em qualidade de vida».
As obras abrangeram o Jardim IMO XXI, no Castêlo da Maia, e o Jardim de Frejufe, em Nogueira e Silva Escura, e representam um investimento superior a 120 mil €.
No Jardim IMO XXI, uma área de grande afluência no contexto urbano, surgiu uma nova infraestrutura destinada aos animais de companhia: um parque canino vedado com 800 m², equipado com rampas, anéis, obstáculos e um salto de cordas. O espaço inclui ainda bancos, uma papeleira para os dejetos e um bebedouro externo.
A requalificação incluiu também a substituição de mesas de merenda e bancos, a mudança da zona de piqueniques para junto do parque infantil e a introdução de novas espécies arbóreas, como 10 carvalhos-alvarinho, quatro bétulas e uma faia.
O Jardim de Frejufe também foi dotado de um parque canino de 560 m² com estruturas semelhantes às do Jardim IMO XXI. Para garantir a integração paisagística do espaço, foi criado um alinhamento de photinias fraseri, contribuindo para uma maior harmonia visual.
Em declarações ao Maia Hoje, o presidente da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura, Ilídio Carneiro, diz estar satisfeito com este novo equipamento «acho que vai ser útil, não só para os moradores, mas para qualquer pessoa desde que cumpra as regras».
A gestão dos parques ficará a cargo da Câmara Municipal da Maia com o departamento do Ambiente «fazemos a conservação deles e a sua manutenção» explica Silva Tiago, acrescentando que «a Junta de Freguesia também nos ajuda e damo-nos muito bem».