SMAS da Maia cria “Laboratórios Participativos” para gestão da água

O SMAS da Maia, em parceria com a Universidade de Aveiro e as Juntas de Freguesia está a promover um «projeto inovador» denominado “Laboratórios Participativos pela Gestão da Água”, integrado no Programa de Educação e Cidadania “Água Somos nós. Todos nós”.
Tal como o próprio nome indica, trata-se de um laboratório participativo, onde os cidadãos- identificados através de uma convocatória aberta e pública- técnicos municipais e especialistas poderão desenvolver e testar soluções inovadoras para os desafios da gestão da água.
Este projeto pretende mobilizar a comunidade para repensar o uso de água nos seguintes domínios:
-Poupança, inovação e uso eficiente da água;
-Gestão ambiental, infraestrutura sustentável e adaptação às mudanças climáticas;
-Participação social e educação sobre água;
-Valorização cultural, lúdica e histórica da água;
-Promoção da saúde pública.
Em 2025 serão realizados 10 laboratórios participativos, um em cada freguesia do concelho da Maia, inseridos no programa de Educação e Cidadania “Água Somos Nós. Todos Nós” dos SMAS da Maia.
Um dos principais resultados esperados deste projeto consiste em realizar seis a oito ações-piloto de baixo custo e de impacto imediato, que promovam a literacia sobre a água, nas suas dimensões ambientais, económicas, sociais e culturais, envolvendo a autarquia, os serviços municipais e as comunidades locais através de uma abordagem colaborativa.
Os interessados podem submeter a sua ideia no formulário https://bit.ly/labgestaodaaguamaia até dia 22 de março. Também podem juntar-se posteriormente nos eventos colaborativos (de março a junho de 2025).
Todas as informações em: https://agua-somos-nos.smasmaia.pt/laboratorios-participativos/