Taxi e Ala dos Namorados sobem ao palco do Fórum da Maia
O Fórum da Maia vai ser palco de dois concertos, nos dias 15 e 16 de novembro, realizados por duas bandas dos anos 80 e 90, conhecidas por muitos de nós.
Os Taxi nasceram no Porto. Absorvendo influência musical pós punk, new wave e ska, inicialmente os Taxi compunham e interpretavam temas originais cantados em inglês.
Essa situação mudou quando, em fevereiro de 1981, num concerto no Colégio Alemão no Porto, são “descobertos” por dois elementos da editora Polygram. São imediatamente convidados a gravar um álbum, com a condição de ser cantado em português.
Os Taxi editaram o seu primeiro disco em 1981, um registo que se tornaria no primeiro disco de ouro do rock português. Em 1982 editam o álbum “Cairo”, também disco de ouro, cuja capa em metal se tornou rapidamente num objeto de culto. A banda gravou, até à data, cinco álbuns de originais, com temas tão famosos como “Chiclete”, “TVWC”, “TAXI”, “Vida de Cão”, “Lei da Selva”, “Rosete”, “Cairo”, “Fio da Navalha”, “Sozinho”, entre muitos outros temas que fazem parte do imaginário de milhares de portugueses, e que vamos presenciar no dia 15 de novembro, no Grande Auditório do Fórum da Maia.
Depois de algumas interrupções de atividade e mudança na formação, Ala dos Namorados regressa com João Gil e Nuno Guerreiro ao leme, na guitarra e na voz, juntamente com Rúben Alves no piano, Alexandre Frazão na bateria, Nelson Cascais no contrabaixo e Luís Cunha no trompete.
Ala dos Namorados é uma banda histórica da música portuguesa que completou 30 anos de fundação em 2022.
O nome Ala dos Namorados advém do batalhão português na Batalha de Aljubarrota, que era assim conhecido por ser composto maioritariamente por combatentes ainda jovens. A banda, já não tão jovem assim, tem na prateleira um disco de platina – Solta-se o Beijo – e um disco de ouro – Cristal.
Com oito álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e uma compilação de Grandes Êxitos – da qual constam Solta-se o Beijo, Fim do Mundo e Há Dias em Que Mais Vale… – Ala dos Namorados vai para lá dos grandes êxitos e apresenta um novo álbum, desta feita com poemas de escritores e letristas eminentes da língua portuguesa como Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Fernando Pessoa, Maria do Rosário Pedreira e João Gil.
Os bilhetes já se encontram à venda por 5 € e podem ser adquiridos no Fórum da Maia, na Biblioteca Municipal da Maia, no Posto de Turismo ou online em https://forummaia.bol.pt.