Tempestade provoca chuva e vento forte para o continente
A tempestade “Kirk”, que se encontra a norte dos Açores chega amanhã, dia nove de outubro, à Península Ibérica, mas os seus efeitos vão sentir-se na tarde desta terça-feira, oito de outubro.
Nas últimas horas o ciclone atingiu os Açores, registando uma rajada de vento de 177.5km/h na estação do Morro Alto, o ponto mais alto das Flores. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta foi a maior rajada alguma vez registada em Portugal Continental.
O IPMA colocou os distritos de Braga e Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte, a partir das 21h00 de hoje e que se prolonga até às 09h00 de quarta-feira.
«Assim, esperam-se períodos de chuva já a partir do final da tarde de dia oito, que serão persistentes e por vezes fortes a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, podendo ser acompanhados de trovoada, passando a regime de aguaceiros e diminuindo de frequência a partir da tarde de dia nove» escreveu o IPMA, em comunicado.
Espera-se vento moderado a forte e um aumento da agitação marítima, com ondas de sudoeste com quatro a cinco metros, aumentando para cinco a sete metros a partir do meio da manhã de dia 9, podendo atingir 12 metros de altura máxima. A direção da ondulação associada a esta tempestade pode potenciar os impactos na orla costeira.