Túnel de desinfeção instalado esta manhã na EB 2/3 de Pedrouços
Foi, na manhã de hoje, instalado na EB2/3 de Pedrouços, na Maia, o primeiro túnel de desinfeção colocado numa escola em Portugal.
O “Safewalk”, como é designado, trata-se de um dispositivo inteligente de desinfecção e monitorização da taxa de ocupação de espaços.
Para a desinfeção, recorre a produtos biocidas e virícidas, inofensivos para humanos e animais, frequentemente usados na destruição de bactérias e vírus.
O sistema é composto por bocais micro atomizadores, nas laterais e no teto, que formam uma fina neblina que higieniza o utente.
A nebulização é feita por um avançado sistema de controlo, que automaticamente mistura o produto de sanitização.
A monitorização da lotação do espaço é feita através de um sistema central, dispondo de um semáforo indicativo da mesma.
Este é um produto da Hashogo Consulting, uma empresa sediada na Maia, e destina-se a ser instalado nos acessos a zonas de elevada taxa de ocupação, como centros comerciais, recintos, lojas, escolas, lares, câmaras municipais, juntas de freguesia, praias, entre outros.
Neste momento, a empresa dispõe de dois equipamentos para demonstração que, após duas semanas no local, poderão ser adquiridos através de compra ou de aluguer. O objetivo é que, já na próxima semana, o número de Safewalk’s destinados a demonstração passem a ser o dobro.
As próximas demonstrações poderão passar pela Escola Secundária da Maia, Lar do Comércio e Junta de Freguesia Cidade da Maia, com túneis de dimensões adaptadas a cada local.