‘UNIR’ – A nova marca dos autocarros da Área Metropolitana do Porto
Conceção da marca custou à AMP 12 250 euros, revelou o JN.
A Área Metropolitana do Porto (AMP) apresentou, no passado dia 24 de março, a nova marca de identidade dos transportes rodoviários designada por UNIR.
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente do Concelho Metropolitano do Porto, declarou que «por mais dificuldades que nós tenhamos, estamos sempre mais fortes se estivermos juntos. Por muitos desafios que tenhamos pela frente, nós estamos melhores se estivermos unidos», referindo-se ao «trabalho conjunto que foi feito» pelos municípios.
Segundo o que consta na página oficial da AMP, esta nova imagem, que pode ser encontrada no site, «será o rosto visível da mobilidade, de um território tão diversificado quanto coeso». A empresa responsável por esta proposta é A Bastarda, cujo diretor criativo, Bruno Sousa, revelou que o design da marca «na sua leitura, traz essa união dos 17 municípios» acrescentando ainda que o «verbo ir» transmite a «sensação de mobilidade».
Assim, o logótipo, segundo o ECO, «é feito e realizado, do ponto de vista visual, com este desenho em linha com várias camadas», apresentando quatro cores: azul que remete para o rio e o mar; verde que representa a sustentabilidade; amarelo que transmite uma «representação clara» e terracota que traz «uma leitura dos diferentes munícipes com uma ligação à geografia», sob linhas pretas, revelou Bruno Sousa.
Como apurou o ECO, esta nova imagem surge na sequência do concurso público de 394 milhões de euros e abrange uma nova rede uniformizada de 439 linhas, incluindo bilhete Andante. Segundo o JN, no que diz respeito à STCP, esta irá manter-se como operadora exclusiva no Porto. No entanto, os novos autocarros também entrarão na cidade para fazer a ligação com os concelhos vizinhos.
De acordo com o JN, Eduardo Vítor Rodrigues, revelou que os custos da pintura já estavam previstos e acrescentou ainda que «a expectativa é a de que, mal tenhamos os autocarros a circular, possamos tê-los já com a nova identidade. Como as compras estão a ser feitas faseadamente porque o mercado não é capaz de responder, admito que pontualmente possamos ter autocarros a circular em branco, mas será muito transitório». Segundo a mesma fonte, a conceção da marca UNIR custou à AMP 12 250 euros.
Segundo o JN, resta apenas o visto do Tribunal de Contas. O também autarca de Gaia prevê o arranque da operação «para meados deste ano, tendo até ao final do ano o período de transição para as pessoas sentirem que valeu a pena este esforço», acrescentando que tem «absoluta confiança de que a 3 de dezembro já temos o visto garantidamente» e o objetivo é que a operação já se encontre «em velocidade cruzeiro», disse.
Joana Sousa e Silva, trainee
Bruna Pinto Lopes, jornalista